quinta-feira, 19 de abril de 2012
INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA
Assim como tudo que digitamos para pesquisar, a palavra HIPERTEXTO nos remete a diversos links possibilitando um grande conhecimento da busca e ao mesmo tempo a escolha do melhor e mais seguro caminho de pesquisa. Algumas vezes nos trazendo dúvidas já que nem tudo o que está na internet é seguro e algumas vezes resulta em resultados diferentes.
Chegando ao fim da pesquisa pude concluir que podemos definir que HIPERTEXTO é vários textos um dentro do outro como se fosse um livro com diferentes capítulos do mesmo assunto.
Aproveitando a oportunidade de mais uma vez navegar pelo Portal do Professor pude perceber que além da segurança de navegar por um site seguro encontra-se diversidade de conteúdo com variados recursos que possibilita ao professor melhorar e ampliar seu ensino na busca da aprendizagem para seus alunos.
Outro ponto importante que se destaca é estar informado dos cursos que as secretarias oferecem e conhecer a realidade da Educação brasileira.
O conceito de hipertexto se amplia para o de hipermídia pela associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade. Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.
Torna-se muito mais fácil e prático a pesquisa com hipertexto, pois ele torna-se um facilitador para ampliar os conteúdos abordados dando oportunidade de melhor conhecimento e clareza.
O hipertexto também pode exercer o mesmo papel, isto é, ser um modelo criptonormativo da mente humana, por isso sua importância na constituição das novas subjetividades, o que também é feito através de valores veiculados por estruturas que parecem, à primeira vista, simplesmente formais, e portanto isentas de valorações. “Inteligência artificial como um modelo da mente” faz parte da constituição de conceitos de pós-humano, e de novas maneiras de concebermos a subjetividade. De uma forma talvez menos óbvia, também o hipertexto participa dessas novas concepções de humano.
De uma maneira menos entusiasmada, podemos definir o hipertexto como um tipo de organização não linear do texto, desenvolvida como forma de possibilitar formas controladas de acesso ao texto. A acepção estrita do termo refere-se à forma eletrônica de organizar o acesso não linear, com um programa (software) específico no computador que permite a ligação entre uma parte do texto com qualquer outra parte do mesmo ou de outros textos armazenados na memória do computador, o que fornece acesso rápido às informações neles contidas, através de ligações associativas. As unidades de informação ligadas são chamadas de “nós”. Hipermídia é a extensão do conceito para um sistema computadorizado equivalente que permite ligações múltiplas entre imagem, som e vídeo, além de texto escrito, propriamente. Pode-se, no entanto, utilizar o termo hipertexto na acepção inclusiva, contemplando a hipermídia.
(Maria Elisa Marchini Sayeg Doutora em Filosofia da Educação pela USP http://cyborg.sites.uol.com.br/ Trabalho apresentado no Simpósio de Cibercultura: Cartografias do Ciberespaço. SP: SENAC, 2004. Sayeg, M.E.M.)
É interessante comparar o hipertexto com nós, porém vale destacar que são nós possíveis de desfazer e que facilitam nossa pesquisa ampliando ainda mais os conhecimentos.
Hipertexto é um meio de facilitar nossas pesquisas além de oportunizar ainda mais o tema buscado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário